Pain d'épices

Pain d'épices

Uma das coisas que eu mais gostava de fazer durante o inverno na França era visitar as feiras de natal (“marchés de noël”).  Durante as semanas que precedem o natal, feiras com produtos típicos dessa época do ano são organizadas em todo o país. Tinha uma na minha rua e eu adorava passar por ela voltando do trabalho. Os odores que escapavam dos estandes eram deliciosos: vinho quente com especiarias, chocolates e alguns pratos de inverno preparados com batatas e muito queijo derretido. Mas o que eu mais gostava de comer nas feiras de natal era “pain d’épices”. O nome significa “pão de especiarias” e essa delícia pode ser preparada de várias maneiras, sendo mais parecida com um biscoito em algumas regiões da França, ou com um bolo denso em outras. Eu prefiro o segundo e era esse tipo de pain d’épices que eu comprava na feira de natal da minha rua. Se eu tivesse que descrevê-lo diria que é uma mistura do nosso pão de mel com o “gingerbread” dos ingleses, só que melhor. Embora a receita tradicional leve ovos e mel, acabei encontrando uma versão não somente vegana mas que é tão gostosa quanto o maravilhoso pain d’épices que eu comia em Paris durante o mês de dezembro.

Pain d’épices

Não use farinha branca no lugar da farinha de trigo integral pois é ela que dá a textura rústica do bolo, exatamente o que estamos procurando. Use a melhor farinha integral que você encontrar, orgânica se possível. Já fiz essa receita com farinhas de baixa qualidade e o sabor do bolo deixou muito a desejar. O ideal é consumir o bolo no dia seguinte, já que ele fica mais gostoso depois de ter passado uma noite descansando na cozinha. Essa receita é ideal para o lanche da tarde, acompanhada de uma xícara de café (ou chá).

Ingredientes

175g de margarina (sem gorduras trans, ou seja, não hidrogenada)

200ml de mel de engenho (melado ou melaço, dependendo de onde você mora)

225ml de leite de soja

275g de farinha de trigo integral

1cc de bicarbonato de sódio

1cs de especiarias*

1 pitada de sal

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180°. Em uma panela pequena, esquente os três primeiros ingredientes até a margarina derreter completamente. Mexa bem e deixe amornar. A parte, misture os outros ingredientes. Quando a mistura líquida estiver morna despeje sobre os ingredientes secos e bata com um batedor de arame até incorporar completamente a farinha aos líquidos e a massa ficar homogênea. Não use batedeira. Coloque em uma forma retangular pequena (untada e enfarinhada) e asse por mais ou menos uma hora. Como o tempo de cozimento vai depender muito do seu forno, enfie um garfo no centro do bolo: quando sair limpo o pain d’épices está pronto. Deguste no dia seguinte, acompanhado de um café.

* As especiarias usadas no pain d’épices geralmente são: gengibre, canela, cravo, cardamomo, anis, e noz moscada. A mistura é vendida pronta nos supermercados da Europa mas você pode, como eu, prepará-la em casa. O ideal é tostar e moer as especiarias inteiras mas como nem todo mundo tem um processador capaz de fazer esse trabalho vou dar a “receita atalho”. Misture 1cs (cheia) de canela em pó, 1 cs (cheia) de gengibre em pó, 1cc (rasa) de cravo em pó, 1 /2cc (rasa) de anis em pó, 1 cc de cardamomo em pó (opcional) e 1/2 cc (rasa) de noz moscada ralada.  Misture tudo com uma colher ou passe por uma peneira para misturar intimamente todos os ingredientes. O que não for usado na receita acima pode ser guardado em um potinho com tampa. Essa mistura vai acrescentar sabor e perfume a tortas de banana, bolos de maçã e o que mais sua imaginação mandar.

Anúncios