Bolo "fondant" chocolate-banana

 

Na era pré-vegana da minha vida, criei um bolo de chocolate intenso e úmido que batizei, humildemente, de Supremo. Anos depois, a primeira receita vegana doce que criei foi inspirada nesse bolo. A mudança principal foi ter substituído os ovos por bananas. Eu estava muito apreensiva com relação ao resultado, mas o bolo que tirei do forno superou minhas expectativas. Ao invés de ter criado a versão vegana do Supremo, eu tinha criado algo completamente diferente. Não que isso seja ruim, claro. A receita rendeu um “fondant” de chocolate e banana. Os franceses gostam de usar a palavra “fondant” pra descrever bolos densos e levemente cremosos, que derretem na boca.

Essa receita foi criada em 2007 e me fez pensar na evolução do meu paladar nos últimos três anos. Hoje em dia eu praticamente não uso mais margarina nem açúcar nas minhas sobremeses. Fiz uma pequena atualização e na versão 2010 mantive a margarina mas cortei o açúcar (a receita original tinha 2cs de açúcar, o que acho totalemente dispensável, quase uma afronta!) e acrescentei um bocadinho de rum. Confesso que, embora tenha um lugar especial no meu coração, esse bolo não é o meu preferido. Hoje posso fazer bolos mais elaborados e interessantes, mas decidi publicar a receita aqui por três razões. Primeiro porque com apenas quatro ingredientes (o rum é opcional), é difícil achar um bolo mais econômico e fácil de fazer. Novato(a) na cozinha vegana? Nada tema! Se você for capaz de ligar o forno e amassar banana, então consegue fazer esse bolo de olhos fechados. Segundo porque dei a receita pra uma amiga e ela me disse que sempre que faz esse bolo as pessoas devoram tudo e imploram pela receita. Vale salientar que estamos falando de onívoros, o que pra mim é um elogio dobrado. Terceiro porque esse é o bolo preferido de Anne e ela é muito exigente com bolos e sobremesas em geral. Então pensei que se você não for “doçofóbica” (no meu dicionário isso significa alguém que tem fobia de tudo que é doce) nem nutrir um certo desprezo por chocolate, como essa que vos escreve, então você tem fortes chances de gostar do meu “choco-banana”.

 

Bolo “fondant” chocolate-banana (vulgo “choco-banana”)

 

O ideal aqui é usar um chocolate que tenha 50% de cacau. Use a menor forma que você tiver, pois esse é um bolo pequeno. Já brinquei bastante com essa receita e sugiro algumas variações no final.

 

200g de chocolate meio amargo (vegano)

2cs (rasas) de margarina

2 bananas maduras

2cs de farinha de trigo (sem fermento)

1cs de rum (opcional)

margarina e cacau em pó pra untar a forma

 

Quebre o chocolate em pedacinhos e derreta em banho maria junto com a margarina. Não deixe a água ferver pois isso queimaria o chocolate. Amasse as bananas com um garfo até virar um creme, e não sobrar nenhum pedaço de banana inteiro. Peneire a farinha de trigo sobre as bananas e misture bem. Despeje o chocolate e a margarina derretidos sobre a massa (e o rum, se estiver usando) e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Coloque a massa em uma forma pequena, untada com margarina e polvilhada com cacau (caso não tenha cacau, polvilhe com farinha de trigo) e asse em forno médio. Dependendo do seu forno, o bolo estará pronto entre 20 e 30 minutos. Faça o teste com uma faca fininha: ao espetar o meio do bolo, ela tem que sair quase limpa. Não asse demais pois o bolo tem que ficar denso e suculento. Deixe esfriar um pouco e corte em quadrados. Deguste ainda morno.

 

Variações:

• Já fiz o bolo sem margarina nenhuma e deu certo. Ficou ligeiramente mais denso, mas eu não ligo e Anne acha até melhor.

• Você pode acrescentar um punhadinho de oleaginosas à massa. Na foto usei noz pecã, mas avelã também deve ficar bom.

• Uma vez usei só 150g de chocolate e não vi diferença nenhuma no resultado final.

• Se seu chocolate for muito doce (como são todos os chocolates no Brasil) e você quiser um sabor mais intenso e menos enjoativo, acrescente 1cs de cacau em pó (sem açúcar) à farinha e peneire os dois juntos antes de misturar com o resto dos ingredientes.

• Pode substituir a margarina por creme de coco. Deixe uma lata de leite de coco na geladeira por algumas horas.  No frio a gordura do coco sobe e agua desce. Abra a lata com cuidado, sem sacudir.  Então é só usar o creme de coco espesso que fica na parte superior da lata.

 

 

 

 

