O último guia vegano que apareceu aqui no blog foi sobre Londres, que considerei durante muitos anos o paraíso dos veganos. Embora ainda seja uma das minhas cidades preferidas, Londres foi destronada quando visitei Berlim em agosto. Já tinha ouvido falar na facilidade de achar comida vegetal na capital alemã, mas não imaginei que os herbívoros eram tão bem vindos naquelas terras. Existem dezenas de lugares veganos em Berlim e você pode ver a lista completa no site happy cow, mas aqui vão alguns dos que visitei na minha passagem por lá.

Veganz, um supermercado totalmente vegano, com todos os tipos de produtos que fazem brilhar os olhinhos dos veganos: queijos, sorvetes, patês… tudo vegetal!

Dentro do supermercado tem um café-padaria, com pães, bolos, salgados, sanduíches e sobremesas. Anne provou um sanduíche de queijo muito bom.

Comprei um queijo vegano suíço, que já tinha provado uma vez (Vegusto, o melhor queijo vegetal industrializado que provei até hoje) e um sorvete americano feito com leite de coco que sempre quis experimentar, nos sabores chocolate-brownie-almond e baunilha-caramelo-noz pecã. A marca é Purely Decadent e os sorvetes são uma delícia (assim como o queijo, foi o melhor sorvete vegano industrializado que provei).

Veganz (supermercado vegano)

Schivelbeiner Strasse 34

Berlim é famosa pelos seus sanduíches turcos (estilo kebab) e a versão vegana está presente em vários lugares. Eu não gosto de fast-food, mesmo vegana, mas, pensando nos leitores do blog, fiz o imenso esforço de ir à uma lanchonete vegana pra provar duas especialidades de lá: o kebab vegano e currywurst vegano (salsicha com molho de ketchup e curry). Sobrevivi, mas não pretendo ir de novo. Mas se esse tipo de comida for a sua, recomendo essa lanchonete.

kebab antes de entrar no pão

currywurst e muita batata frita

Vöner (kebab, currywurst e sanduíches veganos)

Boxhagener Str. 56

Ainda no gênero fast-food, mas um pouco mais ao meu gosto, comi em uma lanchonete especializada em burritos. O lugar não era veg, mas tinha burritos vegetarianos e dois (!!!) veganos. Super gostoso (bonus: sucos ótimos)!

Dolores (burritos vegs e não-vegs)

Bayreuther str, 36

No meio de um passeio topei com esse lugar que parecia tão simples, mas que me surpreendeu com o tamanho do cardápio vegano. Pedi uma salada com tofu (insípida) e o resto do grupo pediu nuggets, sanduíches e pizza. A palma de ouro foi pra pizza, simplesmente deliciosa!

pizza vegana com queijo!!!!

Vego (sanduíches, pizzas vegs)

Lychener Str, 63

O brunch é uma tradição dominical em Berlim e na maioria dos cafés e restaurantes tem opções veganas no buffet e cafés especiais (cappuccinos, lattes) com leite de soja. Fui no cafe Rix e além de ter achado bastante comida (gostosa) pra colocar no prato, o preço me deixou ainda mais feliz: 8 euros pra comer à vontade (bebidas à parte).

Café Rix (brunch nos domingos a partir das 10h)

Karl-Marx-Strasse 141, Neukölln

Tive a impressão que todos naquela cidade adoram sorvete, o que é surpreendente em um lugar tão frio, mas era verão quando visitei Berlim e pude provar vários. Em quase todas as sorveterias (que estão mais pra gelateria italiana do que sorveteria) tinha algumas, às vezes muitas, opções veganas. A maioria dos sorvetes de frutas não tem leite e em alguns lugares achei sorvete com soja. Segundo os habitantes da cidade, a melhor sorveteria de Berlim é a Vanílle & Marílle. Tive a sorte de ficar hospedada pertinho desse lugar e pude provar alguns sabores.

sorvetes de frutas vermelhas e prosecco

Vanille & Marille (melhor sorvete de Berlim)

Hagelberger Str 1

ou

Leydenalle 92

Mais informações sobre onde encontrar comida vegana em Berlim nesses sites (em inglês):

Berlin Vegan

Happy Cow Berlim

Anúncios