No último post dei as seguintes dicas pra diminuir o número de produtos tóxicos que entra no organismo através da pele e ajudar a acabar com o sofrimento inútil de animais em laboratórios:

1- Reavalie suas necessidades em cosméticos e use somente o necessário.

2-  Não compre cosméticos que foram testados em animais.

3- Prefira produtos/cosméticos naturais, pois geralmente eles são mais seguros e éticos.

4- Fabrique seus cosméticos em casa, utilizando ingredientes naturais.

O post de hoje é sobre a dica número 4. Eu ainda sou uma noviça em matéria de fabricação artesanal de cosméticos, mas tenho o orgulho de fazer o meu próprio desodorante e minha própria pasta de dentes (que na verdade é um pó) há mais de um ano. Fazer cosméticos em casa pode parecer complicado e talvez até arriscado, mas esses dois produtos usam ingredientes simples, a preparação leva menos de um minuto e são extremamente eficazes. E o melhor de tudo é que graças a essas receitas pude substituir talvez os dois produtos mais carregados de substâncias nocivas pra saúde.

O perigo dos cremes dentais

Todo mundo aprendeu que pra manter os dentes saudáveis temos que escová-los todos os dias, mas esqueceram de nos dizer que o essencial pra limpeza dos dentes é a escova e o fio dental. Creme dental, além de dispensável, é tóxico! Dentro do inocente tubo de pasta de dentes tem produtos químicos que ninguém deveria colocar no organismo. Como lauril sulfato de sódio, um detergente que irrita as mucosas e pode causar descamação da boca, provocando feridas e aftas. Cremes dentais também contêm triclosan (uma substância química suspeita de causar câncer), parabenos (que podem contribuir pro desenvolvimento de tumores cancerígenos), sorbitol (adoçante artificial), flavorizantes (responsáveis pelo sabor e efeito refrescante) e muito mais. E você ainda acha que flúor é essencial, pois protege os dentes contra cáries? O flúor pode afetar negativamente a nossa saúde em geral – pesquisas sugerem que ele aumenta a incidência de câncer e crescimento do tumor, transtorna o sistema imunológico, acelera o processo de envelhecimento, aumenta a artrite e causa danos genéticos. Ele entra na corrente sangüínea em poucos minutos depois que escovamos os dentes e faz todo esse estrago. Sabiam que o flúor é usado em inseticidas? Que se uma criança pequena engolir o conteúdo de um tubo de creme dental com flúor isso pode matá-la? Não faz o menor sentido tentar proteger os dentes de cáries e comprometer a saúde do corpo inteiro.

Felizmente a ação mecânica da escova é suficiente pra limpar os dentes, pode perguntar a qualquer dentista competente (fio dental também é essencial). Mas eu gosto de complementar a limpeza com meu “pó dental”, porque além de deixar os dentes ultra limpos ele desinfeta a boca e deixa o hálito com cheirinho de hortelã. E dizem que bicarbonato clareia os dentes também… Tudo isso sem nenhum produto químico pra poluir seu organismo e com a vantagem extra de ser muito mais barato que os cremes dentais do mercado.

Axilas tóxicas 

Temos cerca de 600 nódulos linfáticos no corpo, dos quais cerca de 50 estão nas axilas. O sistema linfático é a nossa principal defesa contra infecções. Ele é vital na hora de colocar pra fora as toxinas do corpo, aprisionar células estranhas, como bactérias e células cancerosas, e eliminá-las em seguida. O que acontece quando usamos desodorantes antiperspirantes? Os ingredientes tóxicos presentes nos desodorantes entram pelos poros, ficam presos dentro do corpo e vão se acumulando. E quem está ali do lado? Nossos seios, que viram verdadeiros lixões de toxinas. Sabemos que as toxinas podem provocar mutações das células, o corpo precisa liberá-las. Mas se o seu desodorante obstrui os poros, elas ficam retidas no organismo, prejudicando a circulação linfática na região da axila, o que pode se tornar um aliado no desenvolvimento do câncer. Usar um desodorante que não seja antiperspirante seria a solução? Desodorante, antiperspirantes ou não, são carregados de produtos tóxicos e como as axilas são verdadeiras portas de entrada pro organismo, não é uma boa ideia injetar todos esses produtos químicos no seu corpo.

Como resolver esses problemas

A resposta pra tudo que descrevi acima é: bicarbonato de sódio. Esse produto inocente que provavelmente já mora na sua cozinha é a salvação da lavoura. Graças ao seu poder desodorante, ele vai deixar suas axilas livres de mau cheiro sem poluir seu corpo. Já usei vários desodorantes e essa mistura caseira é mais potente do que muitos produtos que existem no mercado. Também é uma arma poderosa pra saúde dos dentes: limpa, clareia e ajuda a diminuir a acidez da boca, espantando as bactérias que causam mau hálito e cáries e prevenindo aftas. Você pode escovar os dentes com bicarbonato puro, é mais suave pro esmalte do dente do que o creme dental tóxico que está no seu banheiro, mas gosto de misturá-lo com argila branca (ela gruda na sujeira e deixa a boca ainda mais limpa) e um pouquinho de óleo essencial de hortelã pra deixar a boca e o hálito fresquinhos. Como eu expliquei no início do texto, as vantagens desses cosméticos naturais são muitas: não causam danos à sua saúde, são simples e rápidos de preparar e baratinhos.

 

Pó dental natural

Logo depois de misturado o aroma do óleo é discreto, mas depois de algum tempo tampado, seu pó de dente ganhará um perfume de hortelã mais intenso.

*Update 07/01: Uma leitora que é dentista deixou o seguinte comentário: “Acho importante salientar um cuidado a ser tomado quando são utilizados pós abrasivos como o bicarbonato de sódio ou a argila: a força e os movimentos empregados durante a escovação.” Use uma escova de cerdas extra-macias e escove com cuidado, sem utilizar muita força, caso contrário você corre o risco de desgastar o esmalte dos dentes. Pra reduzir ainda mais esse risco decidi só usar o pó uma vez por dia, antes de deitar, e usar a escova sozinha, com uma gotinha de óleo essencial de hortelã, no resto do tempo.

*Update 14/12: Há alguns meses mudei minha rotina de limpeza dental. Agora uso sempre a escova sozinha, as vezes com uma gota de óleo essencial de hortelã, e só uso meu pó dental uma vez por semana, com a maior delicadeza do mundo.

2cs de argila branca super fina

2cs de bicarbonato de sódio

10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (100% puro e natural)

Passe o bicarbonato por uma peneira fina, pois ele tem tendência a se compactar, formando pedrinhas. Junte o bicarbonato peneirado com a argila e misture bem. Transfira pra um potinho de vidro pequeno e acrescente o óleo essencial de hortelã. Tampe bem e chacoalhe pro óleo se misturar com o pó. Pra usar, molhe a escova de dentes e encoste as cerdas molhadas no pó.  Escove os dentes normalmente e enxague a boca.

 

Desodorante natural

Todo o poder do desodorante vem do bicarbonato. A razão de misturá-lo com amido de milho é pra deixar a mistura mais suave, diminuindo o risco de irritações na pele. Se sua pele não se irritar com as quantidades abaixo e você precisar de um desodorante ainda mais potente, pode alterar as proporções e usar 3cs de bicarbonato e 1cs de amido.

2cs de bicarbonato de sódio

2cs de amido de milho (maizena) ou polvilho

Peneire o bicarbonato e misture com o amido. Guarde em um potinho fechado. Modo de utilização: use um pincel de maquiagem grande, ou um disco de algodão, pra espalhar uma fina camada do desodorante sobre as axilas limpas e secas. Melhor aplicá-lo antes de se vestir, pro pó não cair na roupa (mas se cair, é só dar umas batidinhas com a mão e ele se vai).

Anúncios