Salada de beterraba e laranja

Pensei que seria uma boa ideia publicar uma receita antes do último post sobre organização na cozinha. Alguém podia estar com fome.

O tempo por aqui anda louquíssimo, com tempestade, ventania e uns granizos que parecem micro bolinhas de neve. Por conta disso a internet de casa está temperamental e só funciona se eu fizer muito carinho, disser que ela é linda e chamá-la pra fumar um narguilê na praça da natividade. Mesmo assim basta um ventinho pra ela mudar de ideia e ir embora de novo. E depois dos floquinhos de neve que caíram ontem durante a noite parece que ela saiu em busca de terras mais calientes. Estou escrevendo esse post em um café, no meio de uma nuvem de fumaça de narguilê, e preciso ser breve.

Essa salada é fácil de preparar e usa ingredientes acessíveis. Ela é simples, mas original, o tipo de receita que mais gosto. E ainda por cima é tão linda de olhar quanto é gostosa de comer.

Salada de beterraba e laranja

Se você não gosta de rúcula pode usar só alface, mas eu aconselho fazer com rúcula pelo menos uma vez. A doçura da beterraba e da laranja suaviza o picante da rúcula e a salada fica tão mais interessante com ela que vale a pena experimentar, mesmo se você normalmente não gosta dessa folha.

1 beterraba média cozida
1 laranja
Um punhado de alface (aproximadamente 1x)
Um punhado de rúcula (aproximadamente 1x)
2cs de sementes de girassol ligeiramente tostadas*
2cs de azeite
1cs de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto

Corte a beterraba em cubinhos e a laranja em pedaços sem pele e sem sementes (veja como no final desse post). Coloque as folhas no fundo do prato onde for servir a salada. Por cima distribua os cubos de beterraba e os pedaços de laranja. Regue com o azeite e o vinagre, tempere com sal e pimenta do reino e polvilhe com as sementes de girassol. Rende 2 porções.

*Compro sementes de girassol cruas e uso uma frigideira seca pra tostá-las por alguns minutos, em fogo baixo, até elas adquirirem uma cor ligeiramente dourada. O sabor fica melhor, mas você pode usar sementes cruas, ou até germinadas, se preferir. Devido a um pequeno esquecimento da minha parte, na foto as sementes estão cruas.

Anúncios