Salada completa com feijão branco, brócolis e pesto

Vocês pediram e aqui vai mais uma receita de salada-refeição. Acredito que salada é o tipo de prato que não precisa de receita. A gente vai misturando os ingredientes que encontramos na geladeira e o resultado, mesmo se às vezes não é nada espetacular, é sempre satisfatório. Decidi publicar mais uma das minhas saladas-refeição simplesmente pra servir de inspiração e pra mostrar, mais uma vez, como usar a fórmula que dei duas semanas atrás. Dessa vez fiz uma porção dupla, pois preparei esse prato em um dos raros dias em que tenho companhia pro almoço.

Outra diferença entre essa e a salada do post mencionado acima é que alguns dos componentes (ervas frescas e oleaginosas) se misturaram aos ingredientes do molho (azeite e suco de limão) e se transformaram em pesto. Aqui em casa tem uma grande fã de pesto, mas prefiro minha versão mais cremosa e suave do que a receita tradicional (que acho muito oleosa). Na receita abaixo coloquei um link pra minha receita de pesto, mas sintam-se à vontade pra usar o pesto que preferir. Lembrem-se que a fórmula é somente um guia e que vocês podem, e devem, deixar a criatividade solta e misturar os ingredientes como preferir. Basta respeitar as categorias de ingredientes (folhas, legumes, leguminosas e oleaginosas), pra que a salada ofereça nutrientes suficientes pra ser considerada um prato completo.

 Se não quiser preparar um pesto especialmente pra essa salada, outra opção é juntar bastante manjericão picado aos outros ingredientes e temperar a salada com uma dose generosa de azeite e um pouco de suco de limão. Assim você obtém os mesmos sabores vibrantes do pesto, mas com esforço mínimo. Nesse caso não esqueçam de acrescentar um punhado de amêndoas, ou castanhas do Pará, tostadas e picadas ao prato pronto, pra aumentar a quantidade de proteína da refeição e enriquecer o sabor.

Esse post será breve, mas não posso partir antes de agradecer os comentários que vocês deixaram no último post. Fiquei extremamente tocada com as reações de vocês à história do meu amigo Mustafa e seu pai, Mohamad. Na próxima vez que encontrar Mustafa (nos vemos todas as quartas na reunião semanal do projeto em Aida) vou contar o quanto meus leitores ficaram emocionados ao conhecê-lo (virtualmente).

Salada completa com feijão branco, brócolis e pesto

Eu não fiquei muito feliz com a cenoura nessa salada, acho que salsão ficaria bem melhor aqui.  Eu não tinha muitos legumes na geladeira no dia que preparei essa receita, mas se tiver salsão em casa, experimente e me conte como ficou. Se for fã de cenoura (ou não gostar de salsão), no entanto, vá em frente.

Folhas a gosto (usei alface e acelga verde, aproximadamente 8x)

2 tomates em cubinhos

2x de brócolis, em pedaços pequenos

1 cenoura média ralada (ou 1x de salsão picadinho, ou mais tomate)

2x de feijão branco cozido (na água com sal e umas folhinhas de louro)

2cs de tomate seco picado

2cs de alho cortado em fatias finas (entre 6 e 8 dentes de alho)

4cs de pesto (receita aqui)

Azeite, sal e pimenta do reino

Aqueça uma colher de sopa de azeite e doure o alho. Ele deve ficar bem dourado e crocante, mas cuidado pra não queimar (não saia de perto da panela, pois alho passa de dourado a queimado em segundos). Transfira o alho pra um recipiente pequeno e reserve. Despeje o brócolis na mesma panela e leve de volta ao fogo. Deixe cozinhar tampado, em fogo baixo, durante alguns minutos. Acrescente algumas colheres de sopa de água, cubra e deixe cozinhar até a água evaporar totalmente e o brócolis ficar macio, mas ainda al-dente. Tempere com sal e reserve. Na tigela em que for servir a salada, disponha as folhas (rasgue-as em pedaços menores), os tomates, a cenoura (ou salsão), o brócolis cozido, o alho frito, os tomates secos e tempere com um pouco de sal e bastante pimenta do reino. Misture ligeiramente e despeje colheradas do pesto. Mexa bem pra que todos os legumes sejam envolvidos pelo molho, prove e corrija o tempero (talvez você queira juntar um pouco mais de pesto). Rende 2 porções como prato único.

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