Couve flor com passas e alcaparras

Preciso dizer duas coisas pra vocês. A primeira é a seguinte: façam essa receita! Não tenho palavras pra descrever a deliciosidade desse prato. Couve-flor assada já é divina, mas misturada com alcaparras, passas e coentro é de cair pra trás! Já fiz esse prato com cuscuz marroquino (sêmola de trigo), mas dessa vez queria tentar uma versão sem glúten. Eu usei couve-flor crua no lugar de sêmola de trigo nesse tabule com resultados extremamente satisfatórios, então resolvi fazer isso mais uma vez. A couve-flor ralada substitui o grão com inúmeras vantagens. Além de não ter glúten, é uma maneira interessante de comer menos carboidrato e mais legumes. A dupla dose de couve-flor (crua e assada) criou um sabor mais complexo. Passas e alcaparras podem parecer uma combinação infeliz, mas elas pontuam o prato com notas doces e salgadas deixando esse humilde legume tão mais interessante! E o coentro nasceu pra ser comido com couve-flor, garanto (nem pense em substituí-lo por outra erva). Façam esse prato o mais rápido possível, vocês não vão se arrepender. A menos que você não goste de couve-flor. Ou de alcaparras. Nesse caso não posso deixar de sentir pena de você, que não provará dessa delícia…

Segunda coisa a ser dita: nesse final de semana estarei no Rio de Janeiro. Será minha primeira visita à cidade e estou ansiosa pra descobrir os encantos do lugar. Leitores que moram no Rio, quais são seus lugares e programas preferidos? O que devo visitar/fazer (além dos óbvios passeios de turista, claro)? Alguma dica de restaurante veg? E falando em restaurante veg, que tal a gente se encontrar em algum deles pra trocar uma ideia? Quem estiver desocupado semana que vem e quiser tomar um suco comigo (e me escutar falar mal de açúcar e declarar meu amor por tahina, entre outros) se manifeste nos comentários e tentaremos organizar algo.

Couve-flor com passas e alcaparras

Se quiser fazer a versão com cuscuz marroquino, use 2x de sêmola de trigo hidratada (na água fervente). Outra opção, sem glúten e super nutritiva, é usar a mesma quantidade de quinoa cozida.

600g de couve-flor, cortada em pedaços pequenos

250g de couve-flor crua ralada (ralo grosso)

2cs de passas

2cs de alcaparras

Um punhado de coentro

1cs de suco de limão (ou a gosto)

Azeite, sal e pimenta do reino

Disponha os pedaços de couve-flor em uma placa ou forma de vidro, regue com um fio de azeite e tempere com sal. Asse em forno médio-alto até o legume ficar macio e dourado em vários lugares. Em uma saladeira grande, misture a couve-flor crua ralada, as passas e as alcaparras. Tempere com um pouco de sal (cuidado pra não exagerar, pois alcaparras costumam ser bem salgadas). Junte a couve-flor assada e acrescente o suco de limão, mais um fio de azeite (aproximadamente 1cs) e pimenta do reino. Misture bem, prove e corrija o tempero se achar necessário (mais sal, mais limão…). Por último junte o coentro picado e dê mais uma mexida. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Rende 4 porções como acompanhamento.

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